A dúvida ululante que pulula nas mentes humanas

Qualquer coisa.
Culinária e poesia entre outras coisas... Uma metamorfose ambulante, uma dúvida ululante, qualquer coisa, quando eu quiser.

Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

À elevação do espírito

Ainda na época da facudade, fiz um amigo - quase um mentor. À ele, recorri diversas vezes, inclusive como conselheiro. Ele era o "tampa" do curso de ciências sociais. Trocávamos poesias. Além da sociologia, ele também amava a literatura, assim como eu. Aprendi muito com ele. Alguém de extrema sabedoria, mas de pouca inteligência emocional...Seu Q.I. não fora suficiente para lhe render boas experiências com o sexo oposto. Não, ele não era gay. Era só um nerd. Eu adoro os nerds! Posso dizer que sentia um certo interesse em minha pessoa vindo de sua parte, mas fingia não perceber, como fingi com todos em quem não tinha esse tipo de interesse. Ou, quando queria disfarçar...  ;) Sempre tive mais amigos homens, acho mais fiéis, mais discretos.
Aí, um dia ele me abordou com um papel e disse pra eu só lê-lo em casa. Disse-me que queria uma resposta. Assim, o fiz.

Eis, o que havia no papel que ele me entregou:

"À ELEVAÇÃO DO ESPÍRITO

A COR PÚRPURA EXPRESSA VÁRIAS SENSAÇÕES
O ÉBRIO VÊ SEU OBJETO DE DESEJO LHE CHAMAR
AQUELES QUE JÁ PARTIRAM NOS TRAZEM RECORDAÇÕES
ARRANCAM DE NÓS, LAMENTAÇÕES E VISTAS AO MAR

NAS HORAS DIONÍSIAS QUE SOZINHO ESTOU
PENSO NAS CENAS VÍVIDAS DE CARAVAGGIO
O QUE SERÁ QUE O POETA INVOCOU
QUANDO O NÉCTAR TOMOU COM VIGOR TÃO ÁGIO

A ALEGRIA PASSAGEIRA QUE INTERROMPE O TÉDIO
A PROFUSÃO SÚBITA DA RETÓRICA LÁ ESTÁ
O TOCITURNO ASSUME ARES LEONINOS POR INTERMÉDIO
A VONTADE TOMA FÔLEGO, QUER ARRASTAR

VOCÊ, DE DONS ANGELICAIS E ENOLÓGICOS
ENFEITIÇA MEU ESPÍRITO; FICO FORA DE MIM
CAPTURA MEU OLHAR, PULSOS FISIOLÓGICOS
NOVAMENTE PRESA À MINHA ATENÇÃO; SERÁ O MEU FIM?"

Bem, pensei muito em como respondê-lo sem magoar, e de forma que não o constrangesse; que não perdesse aquele amigo. E entreguei-lhe:

"PARA A QUIETUDE DA ALMA

ENGANO DOS SENTIDOS OU DA MENTE
CONTRAÇÃO SÚBITA, INVOLUNTÁRIA, CONFUSÃO
É O QUE FAZ TOMAR UMA COISA POR OUTRA COMUMENTE
SONHOS, DEVANEIOS, ILUSÃO

OPOSIÇÃO ENTRE COISA OU PESSOA
DAS QUAIS UMA FAZ COM QUE A OUTRA SOBRESSAIA
E AQUELA VOZ EM TEU OUVIDO SOA
COMO RUÍDOS OU RUMORES DESSA LAIA

SE MINHA GRAÇA AINDA O LUDIBRIA
POR DIVERGÊNCIA A MIM NÃO MERECER-TE
NÃO TE OLHEI, NEM MESMO O FARIA
POIS JÁ O CONHEÇO COMO QUERO CONHECER-TE

QUERO AGORA QUE RETORNE À TUA TORRE
E POR LÁ PERMANEÇA ATÉ O FIM
NÃO OUSARIA PERDER TUA AMIZADE
MAS NEM A PROTESTO DE CAIN!"

E assim prosseguimos, ligeiramente envergonhados de início, mas continuamos amigos. Um belo dia, ele não me encarou mais. Enervada, lhe perguntei porquê. E esse tão sapiente homem, sutilmente me respondeu: "Não quero mais amizade com nenhuma mulher bonita e gostosa!"

Eu mereço!

Nenhum comentário: